segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Alta Costura - Louis Vuitton (1ª parte)


Louis Vuitton (4 de Agosto de 1821 – 27 de Fevereiro de 1892), fundador da marca do mesmo nome nasceu em Jura, França. Em 1835, mudou-se para Paris. A viagem da sua cidade natal para Paris era de mais de 400 quilómetros, e fez a viagem a pé. No seu caminho para lá, ia fazendo pequenos trabalhos para pagar os gastos da viagem. Assim tornou-se aprendiz de maleiro de casas destacadas. Devido à sua boa reputação nesta área, Napoleão III de França fez de Vuitton o maleiro da sua mulher, Imperatriz Eugénia de Montijo. Através da sua experiência com a realeza francesa, desenvolveu conhecimento avançado sobre o que fazia uma boa mala de viagem. Foi aí que começou a desenhar as suas próprias malas de viagem, construindo as fundações para a LV Co. A marca Louis Vuitton foi fundada em 1854 na Rue Neuve des Capucines em Paris. Em 1858, introduziu os baús de viagem de fundo direito com trianon (uma espécie de lã) fazendo-as leves e herméticas. Antes da introdução dos baús de viagem de Vuitton, eram usados baús de topo arredondado, para a água deslizar, mas estes não podiam ser empilhados. Tornando-se um sucesso e um prestígio, muitos outros maleiros começaram a imitar o estilo e desenho de Louis Vuitton.
Em 1867, a companhia participou na exposição universal em Paris. Para proteger a duplicação do design, Vuitton mudou o trianon para riscas beige e castanhas em 1876. Por 1885, a companhia tinha aberto a sua primeira loja em Londres, Inglaterra na Oxford Street. Posteriormente, devido à continuação da imitação deste look, em 1888, Louis Vuitton criou o padrão Damier com o logótipo "L. Vuitton trademark". Em 1892, Vuitton morreu e a direcção da empresa passou para o seu filho.
Depois da morte do seu pai Georges Vuitton criou uma campanha para tornar a companhia numa empresa de nível mundial, expondo os produtos da companhia na Chicago’s World Fair em 1893. Em 1896, a companhia lançou o monograma e pô-lo em todos os seus produtos. Os seus símbolos gráficos, incluindo trevos e flores (assim como o monograma LV), eram baseados na moda do uso de desenhos Japoneses e Orientais nos fins da era Victoriana. Mais tarde as patentes provaram ser bem sucedidas na paragem do plágio. Neste mesmo ano, Georges viajou para os Estados Unidos, onde viajou por várias cidades, tais como Nova Iorque, Philadelphia e Chicago, a vender produtos Vuitton. Em 1901, a Louis Vuitton Company introduziu a Steamer Bag, uma mala mais pequena de viagem, desenhada para se por dentro de baús de viagem Vuitton.
Por 1913, abriu um edificio Louis Vuitton nos Champs-Elysees. Era a maior loja de bens de viagem no mundo na altura. Lojas destas também abriram em Nova Iorque, Bombaím, Washington, Londres, Alexandria e Buenos Aires assim que a Primeira Guerra Mundial começou. Depois disso, em 1930, a Keepall Bag foi introduzida. Em 1932, LV introduziu a Noé bag. Esta mala foi feita originalmente para comerciantes de vinho poderem transportar as garrafas. Pouco depois disto foi introduzida a Speedy bag (ambas ainda são produzidas hoje em dia). Em 1936 Georges Vuitton morreu e o seu filho, Gaston-Louis Vuitton, assumiu controlo da companhia.
A Louis Vuitton incorporou couro na maioria dos seus produtos, desde pequenas malas e carteiras a maiores malas de viagem. De modo a expandir a sua linha, a companhia renovou a sua lona em 1959 para um tecido mais flexivel, permitindo o seu uso em malas, malas de viagem e carteiras. Em 1966, o Papillon foi lançado (uma mala cilindrica que ainda é popular nos dias de hoje). Por 1977 tinha receitas anuais de mais de 70 milhões de francos (10.671.468 de euros). Um ano depois, a marca abriu as suas primeiras lojas no Japão, em Tóquio e Osaca. Mais tarde, Louis Vuitton expandiu a sua presença na Ásia com as aberturas das lojas em Taipei, Taiwan e Seoul. No ano seguinte (1985) a “Epi Leather Line” foi introduzida.

0 comentários:

Enviar um comentário