sábado, 18 de dezembro de 2010

Alta Costura - Prada

Prada é uma marca italiana especializada em bens luxuosos para homem e mulher (pronto-a-vestir, acessórios de couro, sapatos, malas de viagem e chapéus).
A companhia foi fundada em 1913 por Mario Prada e o seu irmão Martino, como uma loja de bens de couro – Fratelli Prada (em português Irmãos Prada) - em Milão, Italia. Inicialmente, a loja vendia produtos de couro e importava baús de viagem e malas de mão.
Mario Prada não acreditava que mulheres deviam ter um papel no negócio, então impediu que as suas parentes entrassem na sua oficina. Ironicamente, o filho de Mario não tinha nenhum interesse no negócio. Foi a sua filha Luisa que tomou a direcção da marca, e a dirigiu por quase vinte anos. A sua filha Miuccia Prada, juntou-se à companhia em 1970, eventualmente substituindo a sua mãe em 1978.
Miuccia começou a fazer mochilas à prova de água com Pocone (um nylon preto). Conheceu Patrizio Bertelli em 1977, um italiano que tinha começado o seu próprio negócio de bens de couro aos 17 anos, e juntou-se à companhia pouco depois de a ter conhecido.
Miuccia herdou a companhia em 1978. Com Bertelli ao seu lado como gestor do negócio, Miuccia teve tempo para implementar a sua criatividade no design.
Lançou a sua primeira linha de mochilas e tote bags em 1979. O sucesso inicial não foi instantâneo, eram difíceis de vender devido aos seus preços altos e à fraca publicidade, mas as linhas continuaram a ser vendidas até serem o seu primeiro sucesso comercial.
A linha de calçado foi lançada em 1984. Em 1985, Miuccia lançou a “mala clássica Prada” que se tornou sensação de um dia para o outro entre os mais ricos e elegantes. Enquanto prática e resistente, a sua perfeição e as suas linhas suaves transpiravam uma espontânea aura de luxo que se tornou o símbolo da marca.
Em 1987, Miuccia e Bertelli casaram-se. Prada lançou a sua colecção de pronto-a-vestir para mulher em 1989, e as criações tornaram-se famosas pelas cinturas descaídas e cintos finos. A popularidade da Prada subiu rapidamente quando o mundo da moda notou nas suas linhas simples, tecidos opulentos e cores básicas.
Em 1992, a marca de alta-costura Miu Miu (alcunha de Miuccia) foi lançada. Miu Miu tinha como público consumidores mais novos. Em 1993 a Prada ganhou o prémio CFDA para melhores acessórios.
As colecções pronto-a-vestir para homem foram lançadas em meados dos anos ’90. A Prada ganhou outro prémio CFDA, em 1995 para designer do ano. Assim como a Calvin Klein e a Gucci, é conhecida pelos castings de novos modelos para trabalharem apenas nos seus desfiles.
O Diabo Veste Prada é um romance de 2003, sobre a implacável e irascível chefe de uma revista de moda, a Runway (versão fictícia da Vogue). Ela veste roupas de designer, como por exemplo Prada e Hermès. A sua adaptação para filme (2006) tem como protagonistas Meryl Streep e Anne Hathaway.



3 comentários:

chakkid disse...

o.O ñ sabia k a Prada tinha sido fundada por homens! xDD e ainda por cima ñ deixava mulheres entrar no negócio!

Óptimo poost Maggieeee! Boas festas ;)

Maggie disse...

Pois parece que sim! :)

Obrigada, boas festas para ti também! :D

Unknown disse...

Olá!
Faço faculdade de moda e preciso desenvolver um trabalho sobre Miuccia Prada.
Estou tendo dificuldades para encontrar um site com sua biografia completa,e vi que seu post tem bastante informações.
Poderia me informar a fonta bibliográfica de sua pesquisa?
Obrigada!
se puder se comunicar por email,
rafaela.huguenin@hotmail.com
Beijo,
Rafaela Huguenin

Enviar um comentário