sábado, 1 de janeiro de 2011

Alta Costura - Trussardi

O Grupo Trussardi foi fundado em Bergamo (Itália) por Dante Trussardi em 1911, começando como uma fábrica que produzia e distribuía luvas de luxo. Em apenas alguns anos, os seus materiais em bruto de alta qualidade e a constante refinação das técnicas de trabalho em couro, fizeram-na uma das firmas mais proeminentes no mercado internacional dos acessórios, ao ponto de que se tornou a fornecedora oficial da família real inglesa.
Nos anos finais da década de ’60, o neto de Dante assumiu o controlo do negócio. Nicola Trussardi transformou a Trussardi num grupo industrial, diversificando a variedade de produtos e introduzindo os sectores de vestuário e acessórios de luxo; a sua visão era criar uma marca cujo estilo incluísse todos os aspectos da vida. Em 1973, tornou-se no primeiro designer a adoptar um logótipo para identificar todos os seus produtos: o Galgo. Um símbolo de agilidade e energia, revolucionou o sistema de moda internacional, deixando uma marca permanente nos gostos da altura com a sua sofisticação, requinte, e atenção maníaca ao detalhe, usando materiais de qualidade incomparável.
Com uma firma cheia de tradição italiana e qualidade, passada de geração em geração, Nicola Trussardi desenhou, produziu e comercializou malas de viagem, malas, artigos de casa e escritório, e casacos de couro cujos estilos mudavam constantemente, o que rapidamente ganhou reputação em Itália e em todo o mundo como emblema de qualidade inigualável. Nos anos '70, abriu a primeira boutique Trussardi em Milão (em 1976, é a loja principal) e a empresa expandiu-se para entrar no mercado Europeu e Americano.
Nos anos '80, o sucesso do Galgo ajudou a Trussardi a entrar no vestuário, lançando as suas primeiras colecções de homem e mulher; ganhou mais popularidade com os primeiros desfiles abertos a todo o público, enquanto trabalhava com firmas líderes italianas (como Alitalia, Garelli, Agusta e Alfa Romeo) para redefinir "Made in Italy". Ao longo dos anos, a Trussardi misturou harmoniosamente moda com teatro e estilo com espectáculo, criando os trajes de Macbeth na Arena Romana em Verona, e organizando iniciativas como um desfile no Castello Sforzesco, para apresentar a linha Trussardi Action para roupa casual. Em 1986, Trussardi abriu a Palatrussardi, um novo local para concertos e eventos de grande escala que receberam inumeráveis performances, incluindo o último concerto de Frank Sinatra em Itália.
A Trussardi tornou-se num estilo que acompanha cada momento do dia: o grupo lançou as linhas Trussardi Jeans, Trussardi Home, Trussardi Baby, Trussardi Junior, Trussardi Eyewear e Trussardi Perfumes.
Nos anos '90, continuou a criar um caminho de expansão internacional. Neste período, a imagem teve um importante papel na publicidade da marca por todo o mundo, com ajuda de figuras da fotografia internacional como Richard Avedon, Mario Testino, Michel Comte e Steven Klein.
O compromisso de envolver o público geral – um valor fundamental na Trussardi – levou o grupo a abrir em 1996 o Palazzo Marino Alla Scala, o primeiro edifício principal no mundo da moda, não tendo apenas um showroom e boutique, mas também um espaço de exibição, café, livraria e restaurante.
O Grupo Trussardi ainda preserva os valores de um negócio de familia, ainda que se tenha expandido para acomodar o ritmo e estilo de vida dos nossos tempos: a quarta geração da família dirige agora a companhia, com Beatrice Trussardi como Presidente e Director Executivo desde 2002.
Com Beatrice Trussardi, lançou-se a Trussardi 1911, uma nova linha de acessórios e vestuário para homem e mulher (por Milan Vukmirovic - Director Criativo da casa), que preserva toda a elegância tradicional, mas ainda como um toque de cultura contemporânea e estilo. Como a Trussardi 1911, há duas novas marcas, Tru Trussardi e TJ, ambas dedicadas às necessidades da vida metropolitana; a primeira concentra-se no ambiente urbano e profissional, enquanto que a segunda vira-se para o tempo de lazer.





Música que estou a ouvir: Forget You by Glee Cast

6 comentários:

Maria disse...

Amo amo amo o segundo look feminino :o perfeito

Maggie disse...

Também gosto muito! :)

TCM disse...

Obrigada por comentares no blog!
E já sabes nunca é tarde para se aprender aquilo que gostamos!
Bjinho ;)

Maggie disse...

De nada, é um prazer!
Obrigada pelo conselho :D
Beijinho :)

Anónimo disse...

Olá Maggie, gostei muito da apresentaÇão sobre a Trussardi...muito completa! Será que tens dicas sobre materiais (tecidos na moda) para partilhar? Beijinhos....continua a espalhar o bichinho da moda ;) M*

Maggie disse...

Obrigada, foi um prazer fazer este post :) Sobre tecidos? É um tema pouco usual, mas uma fantástica ideia ! :D

Eu continuo ;)

beijinhos :)

Enviar um comentário