domingo, 26 de dezembro de 2010

Alta Costura - Salvatore Ferragamo

Salvatore Ferragamo (5 de Junho de 1898 – 7 de Agosto de 1960) foi um designer de sapatos italiano (de Florença). Trabalhou com muitas estrelas de Hollywood nos anos ’20, antes de voltar para Itália para fundar a companhia de calçado feito à mão. A sua abordagem científica e criativa no calçado resultou em inovações como o salto em cunha e o salto em armação.
Salvatore Ferragamo nasceu em Bonito, o décimo primeiro de catorze crianças. Depois de fazer o seu primeiro par de sapatos com 9 anos, para as suas irmãs calçarem na Primeira Comunhão, o novo Salvatore decidiu que tinha encontrado a sua paixão. Depois de estudar fabrico de calçado em Nápoles por um ano, abriu uma pequena loja na casa dos seus pais. Em 1914, emigrou para Boston, onde um dos seus irmãos trabalhava (numa fábrica de botas de cowboys).
Depois de um breve tempo na fábrica, Ferragamo convenceu os seus irmãos em mudarem-se para a Califórnia, primeiro Santa Bárbara e depois Hollywood. Foi aí que Ferragamo encontrou sucesso, inicialmente abrindo uma loja de conserto de sapatos e de produção de sapatos à medida, o que rapidamente se tornou apreciado entre as celebridades da altura, levando a um longo período de design de calçado para o cinema. Contudo, a sua crescente reputação como “Sapateiro das Estrelas” não o satisfazia completamente. Não conseguia compreender porque é que os seus sapatos eram agradáveis à vista mas dolorosos para os pés, por isso foi estudar para a Universidade da Califórnia do Sul.
Depois de passar treze anos nos Estados Unidos, voltou para Itália em 1927, desta vez estabelecendo-se em Florença. Começou a fazer e dar forma aos sapatos para as mais ricas e poderosas mulheres do século. Abriu uma oficina na Via Mannelli, concentrando os seus esforços na experimentação com o design, candidatando-se a patentes para modelos ornamentais e úteis e algumas invenções relacionadas. Mesmo tendo apresentado falência em 1933 devido a má gerência e pressão económica, expandiu a empresa em 1950 com 700 artesãos experientes que produziam 350 pares de sapatos por dia.
Sempre foi reconhecido como um visionário, e os seus designs variavam do bizarro e fora do vulgar ao elegante tradicional, geralmente sendo a principal inspiração de outros designers de calçado do seu tempo. Salvatore Ferragamo morreu em 1960 com 62 anos, mas o seu nome permanece como uma companhia internacional, que expandiu as suas áreas ao calçado de luxo, malas, óculos, acessórios de seda, relógios, perfumes e uma linha de pronto-a-vestir. Depois da sua morte, foram a mulher Wanda, e (mais tarde) os seus seis filhos (Fiamma, Giovanna, Fulvia, Ferruccio, Massimo and Leonardo) que dirigiram a companhia.
A sua invenção mais conhecida foi o salto em armação (Cage Heel). Fiamma (filha mais velha) herdou o talento do pai e inventou os “Vara pumps" em 1978.
A companhia pertence actualmente à família Ferragamo, que inclui Wanda, cinco filhos (Fiamma morreu em 1998), vinte e três netos e outros parentes.
Em 1995 foi aberto o Museu Salvatore Ferragamo dedicado ao calçado e história da companhia e situa-se no Palazzo Spini Feroni.
Cage Heel - http://images.smh.com.au/ftsmh/ffximage/2009/04/02/sf8_gallery__470x330.jpg
Vara Pumps - http://bantulcraft.com/img-products/1/30CDDE23.jpg



1 comentários:

chakkid disse...

aquela cage heel tem aspecto de doer! ainda assim é elegante :D

great post maggieeee :D
Happy New Year!

Enviar um comentário